Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu
10 dicas para reduzir o consumo de sódio

10 dicas para reduzir o consumo de sódio

Ao contrário do que muitos jovens imaginam, não são só os idosos que sofrem com a pressão alta. Embora a doença seja mais prevalente em pessoas mais velhas, dados do Ministério da Saúde mostram que cerca de 10% da população brasileira entre 25 a 34 anos tem o diagnóstico de hipertensão arterial. Na faixa etária dos 35 aos 44 anos, esse índice sobe para 19% (fonte: aqui) Quando falamos desse problema aos pacientes, muitos deles nem sabem ao certo sobre o que é a “pressão alta”. Ela pode gerar infartos ou AVC e representam um perigo enorme para a população em geral. A obesidade e o sedentarismo são apontados como principais causadores desse aumento da hipertensão no Brasil. Prevenir a doença é simples! Pensando nisso, preparei 10 dicas para você adotar na sua vida agora e evitar os riscos da pressão alta:

  1. Reduza a quantidade de sal no preparo dos alimentos: dê preferência aos temperos naturais como limão, ervas, alho, cebola, salsa e cebolinha.
  2. Não leve o saleiro para a mesa! Pode parecer uma atitude boba, mas o simples fato de não termos o sal à mão faz com que a gente desista de colocar mais sal no prato. Experimente!
  3. Cuidado com os produtos industrializados que possuem alto teor de sódio: o sal está “escondido” nesses alimentos. Leia o rótulo!
  4. Evite bebidas alcoólicas.
  5. Elimine o cigarro da sua vida!
  6. Retire a gordura aparente dos alimentos e, na hora de escolher, prefira carnes magras sem gordura.
  7. Mantenha na sua dieta diária alimentos pobres em sódio, como feijão, ervilha, vegetais de cor verde escura, banana, melão, cenoura, beterraba, tomate e laranja.
  8. Pratique exercícios de forma regular!
  9. Parece difícil com a rotina corrida que temos hoje em dia, mas tente levar uma vida sem estresses.
  10. Consulte um nutricionista! Isso porque cada caso é um caso e esse profissional poderá indicar as melhores condutas para o seu caso específico.

– Leia também: Como ler o rótulo dos alimentos?