Pages Menu
TwitterFacebook
Categories Menu
Jantar de Dia dos Namorados – cozinhem juntos e celebrem o amor!

Jantar de Dia dos Namorados – cozinhem juntos e celebrem o amor!

Uma vez já disse que gosto da culinárioterapia.

Homens machistas costumam falar que “lugar de mulher é na cozinha”, homens sábios vão para a cozinha junto com a mulher e nessa simbiose o amor aflora.

Costumo pensar que muitos relacionamentos em decadência poderiam dar certo se o casal cozinhasse junto, como um ritual. E não pensem que os filhos ou parentes devam ser excluídos, não. Muito pelo contrário, eles podem e devem serem incluídos nessa magia que está se perdendo. Afinal, praticamente todos sabemos que as famílias italianas iam unidas para a cozinha, nossos avós ainda faziam isso. Na culinária Italiana, tradicional, uma pessoa fazia a massa, outro abria, outro recheava, tudo regado a muito amor e conversas. Bem, é assim que eu penso e para o dia de hoje, quero sugerir isso para vocês: em vez de enfrentar as filas intermináveis dos restaurantes, cozinhem juntos!

Para essa missão, vou deixar receitas para o jantar todo. Não se preocupem: são receitas fáceis, pensadas para fazer a dois, curtindo cada etapa.

Aproveitem essa noite e feliz dia dos namorados!
Entrada:

Camembert na brasa

camembert na brase
Rendimento serve 8 pessoas (se forem fazer só para os dois, pode diminuir a receita!)
Tempo de preparo 30 minutos (tempo suficiente para cada um contar como foi o dia)

Ingredientes
2 queijos camembert;
2 colheres (sopa) de azeite;
1 colher (sopa) de ervas de Provence (mistura de ervas secas).

Modo de fazer

1. Coloque uma colher de azeite no centro de um quadrado de papel-alumínio, com tamanho suficiente para envolver um queijo.
2. Ponha um camembert no centro e coloque metade das ervas por cima dele. Faça o mesmo com o outro queijo.
3. Feche o papel-alumínio com cuidado e coloque na grelha por cerca de 20 minutos.

Minhas alterações: é claro que, quando eu fui fazer a receita com o meu namô, mudei um pouquinho: usei queijo Brie de uma marca famosa, fácil de encontras em boas redes de supermercados, que já vem na embalagem redonda – e 1 unidade é suficiente para 2 pessoas. Colocamos um pouco de manteiga de boa procedência num quadrado de papel alumínio. Em seguida, o queijo. E banhamos com azeite (do bom) e folhas de manjericão frescas (pois temos um pezinho lindo de manjericão sobrevivendo na janela de um apartamento na poluída São Paulo = mimos de alegria!).

Fechamos o papelote de alumínio e ele foi pro forno, por aproximadamente 30 minutos. Só de escrever essa receita, me lembro do gosto delicioso que ficou.

Você pode acompanhar com pão italiano, uma tábua de frios e um bom vinho tinto.

Prato Principal:

Risoto de Aspargos com Limão Siciliano

2014-10-15 21.15.55-1

Ingredientes:
- 2 caldos de legumes (caseiros, por favor! Receita aqui) dissolvidos em 2 litros de água;
- 4 unidades de aspargos;
- azeite para refogar;
- 1 cebola picada;
- 2 dentes de alho amassados;
- 1 punhado de arroz arbóreo (1 punhado é exatamente q quantidade para 1 pessoa);
- suco e raspas da casca de 1 limão siciliano;
- sal a gosto;
- salsinha para decorar

Preparo:
Em uma panela dissolva os caldos de legumes na água. Assim que ferver, acrescente os aspargos já lavados e deixe por uns 4 minutos e então retire os aspargos e reserve-os. Esta água com o caldo, você irá deixar em fogo baixo, pois este será o caldo a ser incorporado no risoto.
Para o risoto, coloque em uma panela o azeite, a cebola e o alho e deixe dourar.

Acrescente o arroz e dê uma mexida.

Acrescente o caldo do limão e metade da raspa de sua casca e mexa até quase secar por completo. Acrescente também o sal.

A partir deste momento você irá pegar a água do caldo de legumes e ir incorporando ao risoto, mexendo SEMPRE até que o grão do arroz fique al dente.
Tenha paciência e vá colocando a água aos poucos. Caso tenha dúvidas se o risoto está no ponto certo, vá provando, ok? E mexa SEMPRE!!

Quando o risoto já estiver quase pronto, acrescente os aspargos já picadinhos, o restante da casca do limão e mexa mais um pouco até ficar quase bem sequinho. (Você tem que raspar e ver o fundo da panela).

Disponha em um prato fundo decore com um raminho de salsinha e delicie-se!!

PS: geralmente os risotos levam vinho branco em sua receita. Neste caso ele entraria assim que você refogou o arroz. Mas como eu não tinha, não coloquei e ficou ÓTIMO assim mesmo!

Sobremesa:

Maçã com especiarias

Maca com especiarias_foto

Eu sei que você estava esperando um docinho com chocolate, sorvete, algo desse tipo, não é? Mas pense que a essa altura do jantar, vocês dois já estarão no clima de romance, pensando em fazer coisas mais interessantes, não é? Pois então, a sobremesa de hoje foi pensada para ser bem leve e beeem fácil de fazer. Olha só:

Ingredientes:
- 1 maçã
- Um punhado de uva-passa
- Canela em pó
- Noz moscada
- Mel

Preparo:
Retire a tampa e o miolo da maçã, com cuidado para não furar a parte de baixo dela. No miolo vazio, coloque a uva-passa e salpique com a canela, a noz moscada e o mel.

Leve ao microondas por cerca de 6 minutos (mas fique atento porque aqui em casa três minutos foram suficientes!).

Sirva no prato e, para finalizar, polvilhe mais canela e um pouco de mel.

Espero que vocês tenham uma noite inesquecível a dois <3